Memória - Discussão do Estatuto

Discussão do Estatuto: abremc@grupos.com.br

O ano de 2005 foi dedicado à construção do Estatuto da nova organização. A partir de um esboço sucinto gerado no interior do NOPH- Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica em Santa Cruz, Rio de Janeiro lido durante a Assembléia de Fundação, em 2004, a Comissão designada para a implantação da ABREMC lançou a discussão on line, através do endereço abremc@grupos.com.br, concluindo o texto final que foi homologado na Assembleia Geral Ordinária realizada em 31 de maio de 2006, às 14 h no Centro Cultural de Santa Cruz, Rio de Janeiro, em atendimento ao Edital de convocação para este fim e para a eleição da 1ª Diretoria.


MEMORIA DA ABREMC no 3º FNM

Fórum Nacional de Museus - 2008 - Florianópolis: abremc@grupos.com.br

Finalmente, após quatro anos de concepção, criação, discussão de Estatuto e cumprimento dos trâmites burocráticos para o registro da ABREMC, lançamos esse espaço destinado às instituições e iniciativas museológicas afinadas com as vertentes das novas museologias. Espera-se que os responsáveis , simpatizantes e estudiosos dessa corrente possam utilizá-lo nas trocas e nas discussões que emanam dos processos em curso ou por emergir.

Aproveitamos para abrir no 3º FÓRUM NACIONAL DE MUSEUS, que acontece em Florianópolis,7-11 de julho de 2008, numa realização do DEMU/IPHAN e parceiros, um canal de trocas e solidariedades num movimento de afirmação desses processos que, gradativamente, surgem em diferentes pontos de nosso país . A relevância e ênfase dadas em 2008 ao papel dos museus como agentes de mudança e desenvolvimento social abre, no campo museal, um arco de possibilidades e modos de concepção e construção de processos museológicos, cada qual segundo suas diferentes realidades e objetivos. Num país como o Brasil, onde a diversidade mostra a força na sua feição bio-psico-social e onde o diferenciar-se garante a dinâmica vital, as diferentes possibilidades de museus e , entre eles, os processos museológicos comunitários, são o testemunho da capacidade criadora de nossa gente.


II Jornadas - Formação em Museologia Comunitária - 2011

 

 

ABREMC - Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários
Sede provisória: Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr. Antônio Nicolau Jorge- Rua das Palmeiras Imperiais, s/nº
Santa Cruz - Rio de Janeiro - RJ - 23550-020- Tel.: (21) 33951489 - E-Mail: abremc@br.inter.net


- design by personal system - 2008 -